sexta-feira, 14 de julho de 2017

O pós-operatório

Depois de você ter filmado e fotografado o parto, o bebê vai para o berçário e você vai para a espera, onde ficará num misto de -"Nossa, eu tenho um filho" com ..."será que estão remontando minha mulher direito?". No meu caso isto se estendeu por horas e fiquei mais calmo graças a uma amiga internauta de algum tempo que foi conversando comigo sobre outras coisas pelo face, para que eu esperasse minha esposa descer para a enfermaria. Sim, ficamos numa enfermaria com mais duas mamães e não foi de todo mal, foi bem legal até por vermos mais gente. Dai ouvimos e vimos várias coisas, desde briga de casais até a morte de uma mãe que teve eclampsia. Foi terrível, o marido dela, que parecia ser de alguma igreja evangélica dizia: Deus, me leve junto, não quero mais ficar aqui. Foi muito triste. Mas é que encaramos a morte como uma coisa muito ruim e não como parte de um ciclo. E tem aquela coisa, ninguém morre na vespera. Todos teremos nossa hora, então, boa hora para todos nós e que saibamos suportar a hora dos outros com muito amor no coração.
Demorou umas seis ou nove horas, não me lembro ao certo para eu ver minha esposa novamente. Ela ja tinha se recuperado da anestesia e sentia ja as pernas. Eles deixam a mulher lá na UTI pos -parto até que ela diga que está sentindo as pernas novamente. Foi dificil para ela sentar na maca em que estava e subir na cama novamente, mas ela conseguiu ao fim. Dai, só no primeiro dia precisou de ajuda para tomar banho. Eu fiquei junto com ela o tempo todo e acompanhei a dificuldade que foi para dar o peito a primeira vez e seguintes. Chamaram até uma fonoaudiologa para ajudar e quando ela ensinou o que a mamãe devia fazer, pareceu simples. Tentei ajuda-la nas primeira vezes, mas ele dormia e não mamava. Foi difícil esta primeira fase até encontrarmos com nossa consultora profissional para mamães de primeira viagem. No hospital, aquela rotina de remédios no acesso, injetados no frasco de soro...aquilo que todos ja sabem, Não dormimos direito com enfermeiras entrando no quarto toda hora...um fuá. saímos em tres dias, todo mundo de alta. Por sorte, a Ju, prima de minha esposa foi nossa consultora para ajudar o bebê a mamar pois viemos para casa e ficamos desesperados pelo bebê não conseguir mamar direito. Ele saiu do hospital com 200 gramas a menos e isto estava nos conformes, mas dali em diante, deveria ganhar peso e não perder. Mas a Juliana foi super didádica e minha esposa passou 4 dias na casa dela aprendendo os primeiros passos, posições de dar o peito, coisas a fazer e a nunca fazer...tipo deixar o bebê deitado de barriga para cima...nunca...pois ele pode afogar com a própria gorfada que der.
Depois disto, eu acabei de colocar forro no quarto em que ele dormiria e minha Ana voltou para casa com o Bebê para a gente começar a pegar no breu da rotina. Ferver chupetas, esquentar água de banho, medir os 36 graus na banheira, dar banho, trocar fraudas periodicamente, limpar o umbigo, estas coisas da rotina. No pós operatório a mulher não pode fazer nenhum esforço e ao mesmo tempo faz um super esforço que é o de dar o peito, mesmo com sono e podre de cansada, com dores da operação e etc.
Eu fiquei no background, fazendo comida para nós dois, trocando fraudas...o que reaprendi depois de muitos anos...e nunca é tarde para se aprender, limpando a casa, lavando roupinhas e rouponas e por ai vai.
No meu casamento anterior eu tive uma filha. O amor sempre foi o mesmo, mas eu não sabia da importância de ser um bom companheiro para minha ex-mulher. Ela chegou a me dizer que não queria ter filho comigo nunca mais, porque eu não ajudava em nada. Eu era como a maioria dos pais, indisplicente e alheio as necessidades da mulher nestas horas. Hoje sei que ela precisa do seu apoio e da sua compreensão para um monte de coisas. Se você não tem empregadas para limpar a casa e cuidar da comida e tudo mais, entãoé tu mesmo véi, que vai ter que fazer. A não ser que a mãe ou alguma irmã te ajudem, você está no barco sozinho, o que foi o nosso caso. Temos um ao outro e nosso bebê vai ter toda a atenção necessária. Se você trabalha e pode ter a licença paternidade, no mínimo por 5 dias é legal você acompanhar muito de perto tudo para aprender a ser papai. No meu caso, eu organizo bibliotecas particulares para viver, então posso me dar ao luxo de tirar alguns dias para ficar com os dois e curtir muito meu pequeno. Se para o pai é cansativo acordar de noite para trocar fraudas e fazer de dia todo o serviço da casa, a mamãe fica desgastada com tanta falta de sono e com a novidade que é ter um bebê em casa mamando a cada 3 horas ou menos. Nos primeiros dias é mais loucura. Você perde umas boas noites de sono e fica zureta durante o dia. Mas depois, o bebê vai ficando mais sonolento e deixa vocês dormirem um pouquinho mais. A noite eu e ela revezamos. Ela dá mamá e checa fraudas uma vez, da proxima que ele chora, lá estou eu para verificar se é fralda suja, se for eu ja troco, se não for, eu chamo o departamento dos mamás para continuar o trabalho árduo.

Cuidados do papai fresco com o bebê.

-Cara, eles tem cabeça mole e pescoço mole. Então ao pegar sempre coloque uma mão apoiando a cebeça, mas sem apertar.

-Sempre que for possível lavar as mãos antes de pegar no bebê.No hospital tem alcool gel que eu sempre passava nas mãos. Depois, a gente sai, anda na rua, dai quando volta pra casa vai saber se não tem alguma bactéria nociva nas mãos.

-Nunca deixar com a bariga para cima para não afogar quando gorfar.

-Para fazer arrotar, pega seu mãosão e coloca na virilia dele, depois deita ele no seu braço assim ó:
- Ele vai ter cólicas até os 3 meses. A Juliana, nossa consultora e mãe de 4 filhos  disse para dar funchicória. Mas se não deixarem, coloca ele na sua barriga e deixa ele dormir no quentinho aconchegante do papai assim:
Em poucos minutos ele para de chorar por aquilo que você não sabia o que era. Não era fralda suja, não era fome...era cólica mesmo. Você percebe sem nem olhar a fralda. Ele chora e peida...chora e peida...kkk

-Na troca de fraldas sempre, antes de começar a depenar o bebê tirando a roupa quase toda, providencie tudo o que precisa. Trocador plástico por baixo, coero por cima, algodão pra limpar a cáca, água morna para molhar o algodão, pomada anti-assaduras para passar no bumbum e na frente, seja nos ducumento dele ou se for menina, na xuxinha dela. Se tiver cocô cara, e for menina, limpe sempre no sentido de frente para trás, evitando que o coco suje a vagina da bebê e possa causar uma infecção. 

Eu sei que em muitos casos o pai só vai aprender a trocar uma criança numa situação extrema, na falta da mãe. Mas, se atira camarada, não seja preguiçoso como eu fui um dia, dá uma força trocando seu filho ou filha antes que sua esposa fique estressada com tantos afazeres, falta de sono, choro de bebê etc...
Seja Pai com letra maiúscula e não um pai ausente e minúsculo que só quer ficar com o bem bom da coisa. Atire-se de cabeça e vai ver que é gratificante se sentir cuidador de uma pequena vida que depende só de você muitas vezes. O homem tem a mania de pensar que só trazer o dinheiro pra casa basta, mas o mundo está mudando. Isto é coisa do passado. Hoje a mulher também trabalha e o homem tem que ajudar nas coisas da casa. Então não tenha preguiça e harmonize seu lar sendo um "homem da porra", que é o cara que está mais interado com tudo em seu lar, inclusive com a emoção de ser um bom pai. Assim você pode dar o exemplo e ensinar isto para o seu filho. Dai, lhe garanto, estará contribuindo para termos um mundo melhor, onde o amor e o respeito pela mulher é preservado e cultivado. em troca recebemos o carinho delas, os elogios vem a reboque, mas são o que menos importa, o que importa é você estar em harmonia com sua esposa e com seu ou seus filhos.

-

Nenhum comentário:

Postar um comentário